COMO FUNCIONA A BATERIA DE UM CARRO?

Back to Blog

COMO FUNCIONA A BATERIA DE UM CARRO?

Muitos motoristas (principalmente os mais novos, que são aqueles considerados “de primeira viagem”) não sabem como se dá o funcionamento da bateria automotiva e, neste caso, aproveitamos para, em primeiro plano, destacar que é também e majoritariamente para eles que este artigo foi criado. Antes de mais nada, portanto, faremos questão de pontuar quais são as funções que devem ser cumpridas por um dispositivo com este perfil. Confira:

  • Armazenar energia sob forma química;
  • Permitir que o veículo seja acionado via partida elétrica;
  • Oferecer energia para as iluminações internas e externas do automóvel;
  • Manter os sistemas elétricos e eletrônicos ligados e ativos mesmo quando o carro estiver desligado.

Você sabia que a bateria automotiva também pode ser considerada uma acumuladora recarregável de energia?

Resultado de imagem para bateria de carro

Além de poder ser considerada uma acumuladora recarregável de energia, a bateria automotiva também se protagoniza por, em termos químicos, ser constituída por polos positivos e negativos. Aliás, são justamente estas extremidades que se fazem acionadas assim que o dispositivo conta com prejuízos irreversíveis.

Não bastasse, vale salientar que, além das placas de perfis “+” e “-“, as baterias veiculares também são compostas por separadores e eletrólitos. Estes componentes, quando utilizados sob o sistema de engrenagem, se responsabilizam por não deixar que o dispositivo em si venha a ser danificado a ponto precisar ser descartado, de fato.

Pior: quando seu descarte se faz necessário, diversas condutas devem ser priorizadas por parte do motorista ou da oficina especializada de sua confiança. Uma das principais delas diz respeito ao fato de o elemento poder, é claro, ser reaproveitado (já que suas configurações internas têm no chumbo uma de suas principais matérias-primas).

Como saber se minha bateria automotiva precisa ser abastecida com água?

Enquanto as baterias convencionais necessitam ser por vezes abastecidas com água (sempre destilada, é bom que se diga), as chamadas “baterias seladas”, que são aquelas que normalmente integram os sistemas mecânicos dos veículos de fabricação mais contemporânea, não demandam por tal atividade.

Quanto tempo dura, em média, a vida útil de uma bateria automotiva?

Para começarmos a dar números finais a este pontual artigo, não há como deixarmos de destacar qual é o tempo médio de vida útil de uma bateria automotiva. Ao girar em torno dos dois anos, essa expectativa pode, a depender de fatores internos e externos referentes ao dispositivo em si, ser elevada ou diminuída.

Neste caso, são os níveis de corrente, de tensão, de temperatura do compartimento em que a bateria é/será instalada e a fixação do dispositivo em si que se permitem alterar (para mais ou para menos) sua expectativa de vida útil.

Compartilhar nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog
Messenger icon
Enviar mensagem para o nosso Facebook